4 de jul. de 2010

Copa do Mundo - Coisas que irritam

60947291

De 4 em 4 anos, ocorre o evento esportivo mais importante do planeta. Desculpe – me Olimpíadas, mas apesar de englobar mais esportes, não tem o peso político e midiático que a Copa do Mundo. Pelo menos não no Brasil, que é, como chamam os próprios brasileiros, o país do futebol.

Para os fanáticos do futebol, assim como eu me considero, esse evento tem um gostinho ainda mais especial. São 3 anos acompanhando os campeonatos que selecionam as 32 equipes participantes, especulando convocações. 4 anos esperando por 1 mês. 1 mês de futebol no nível mais alto possível, em todos os sentidos.

E é nesse contexto que entra uma das coisas que me irritam em época de copa – e com certeza, a que mais causa esse sentimento – que são aquelas pessoas que acham que precisam cumprir uma obrigação social. E o que seria isso? Consiste basicamente nas pessoas que desprezam futebol por 3 anos e 11 meses, e que, nesse mes em especial, se tornam “apaixonadas” pelo esporte. E fazem isso para, simplesmente, não se sentirem excluídas. Aquela coisa de “Todo mundo foi ver o jogo, eu também tenho que ir”. Mas não é esse o problema. Não tem nada de errado em ir assistir o jogo com a galera, acompanhar a copa e seus jogos sensacionais. O problema todo reside no fato de que, além de fazer as coisas citadas, esse tipo de pessoa precisa, constantemente, provar que manja tudo de futebol, mesmo que não saiba bulhufas. E isso consiste, basicamente, em falar merda durante os 90 minutos – e quando não está falando merda, está falando sobre um assunto que não tem nada a ver com o jogo.

Meio englobado com o “tipo” anterior, temos a segunda coisa que enche o saco. Os modas. Modas sempre existem, em época de copa ou não. Mas nesse período eles aparecem em versão remasterizada, e com reforços – reforços esses que consistem em uma derivação do pessoal ali de cima. Ficam a copa inteira criticando, nada tá bom. Se o Robinho tá como titular, era para colocar o Nilmar. Quando o Nilmar joga, era para colocar o Robinho. Como o Brasil foi eliminado, Dunga é um burro e o Felipe Melo, um lixo. Porém, sou capaz de apostar ouro que se o Brasil tivesse sido campeão, as mesmas pessoas o chamariam de gênio, e Felipe Melo seria o deus da raça. Precisa explicar mais porque irrita?

Uma derivação dos modas, são os modas que além de criticar a seleção o tempo inteiro, torcem para outras seleções. E não se trata de pessoas com “motivos” para torcer por outro país. Eu torço pelo Uruguai – em primeiro lugar pro Brasil, que fique claro - , por exemplo, mas faço isso por ser São Paulino, amante do futebol de raça, que busca o gol constantemente e marca a saída de bola, sem deixar o adversário jogar. Se isso não for suficiente, procure saber sobre Pablo Forlán, Darío Pereyra, Pedro Rocha e Diego Lugano. Os modas aqui citados fazem isso apenas para dizer que manjam pra caramba e/ou para chamar a atenção. Além disso, torcem contra o Brasil o tempo todo, apenas para, quando acontece de ser eliminado, pode dizer “EU JÁ SABIA, MANJO MUITO!!!”. Quando isso não acontece, simplesmente voltam para o buraco de onde saíram, e se indagados, falam que nem ligam pra futebol.

Portanto, se você se enquadra nos tipos aqui descritos, aqui vai uma dica: Pare com isso, porque você é simplesmente irritante, e o máximo que vai conseguir é provar que não faz idéia do que tá falando. ______________________________________________________________________

PS 1 – Cacete, 4 meses sem atualizar ein. Pra você ver o que a faculdade faz com as pessoas.

PS 2 – Aguante Celeste!

Follow me

Nenhum comentário:

Postar um comentário