Todos nós aqui do blog, eu acho, gostamos de jogos eletrônicos. Não sei por que nunca postaram nada aqui sobre. Mas, de qualquer forma, já começamos num nível altíssimo: Metal Gear Solid, a melhor série de jogos já feita.
Criado por Hideo Kojima o primeiro jogo da série saiu em 1987 para o MSX2 e partir daí começava um história digna de Hollywood e capaz de embaralhar a cabeça de muitos. Conquistou inúmeros fãs em todo mundo, e promessas de um filme e tudo mais.
Sempre é bom avisar: abaixo tem spoilers pequenos, que não vão prejudicar em nada a sua vida.
Metal Gear
Ano de lançamento: 1987
Console: MSX2 e depois lançado para o NES e está presente em edições "especiais", como o MGS 3: Subsistence. Lançado também para celular em 2004.
História: Você é um soldado noob (Solid Snake) que é mandado para uma fortaleza (Outer Heaven) na África do Sul para resgatar outro soldado mais noob que você, Gray Fox, capturado no meio de uma missão e apenas enviado uma mensagem contendo duas palavras: “Metal Gear”. No final, seu chefe que coordena a missão (ironicamente seu nome é Big Boss), sai do armário e se diz responsável pela criação de Outer Heaven. O jogo termina com Solid Snake matando Big Boss e voltando com seu amigo Gray Fox são e salvo. Ah, o jogo se passa em 1995.
Link no Gamespot (infelizmente, sem Review)
Metal Gear 2: Solid Snake
Ano de lançamento: 1990
Console: Originalmente somente para MSX2 no Japão, e depois junto com o MGS 3 Subsistance. Também teve uma versão para celular em 2004, mas quem se importa?
História: Era 1999 e o mundo vivia uma crise mundial de energia quando, do nada, um cientista maluco inventa uma bactéria capaz de produzir petróleo, essa era a Oilix. Mas, assim, o cabra é seqüestrado e levado para um lugar na Ásia chamado de Zamzibar Land. Lá reina o caos e a guerra. É uma fortaleza cheia de mercenários prontos para matar. Basicamente um Outer Heaven. Tudo bem. Só que agora o resetado Solid Snake é chamado de novo pra matar todo mundo, porque o tal do Big Boss não morreu direito, Snake tem que terminar o serviço.
Link do Gamespot (também sem review)
Metal Gear Solid
Ano de lançamento: 1998
Console: Originalmente para Playstation e PC, e depois com vários melhoramentos num remake para Nintendo Game Cube em 2004.
História: O faz nada Solid Snake é tirado da aposentadoria e vai para uma ilha no Alaska resgatar alguns reféns. Porém, todo mundo morre, e ele descobre que a antiga agência que ele trabalhava, a Fox-Hound, agora é comandada por Liquid Snake (sim, "irmão" do Snake) e que o fdp quer transformar a base em outra fortaleza parecida com Outer Heaven. Vê se pode? Tudo isso em 2005.
Review do Gamespot (inglês) [8.5]
Review da Ign (inglês) [9.8]
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Ano de Lançamento: 2001
Console: Playstation 2 e PC
História: A parada aqui começa a ficar confusa de verdade. Já em 2009 você agora joga com um viadinho soldado novo, Raiden, porque o Cobra foi declarado morto em 2007, quando um navio que ele estava investigando afundou.
A parada é que aconteceu um seqüestro de um monte de pessoas importantes e avisado que estavam numa plataforma de pesquisas submarinas (Big Shell). E, já sabem, lá vai o novo espião da Fox-Hound resgatar todo mundo.
Nota: Esse jogo tem uma história bem complicada, começa a aparecer um monte de nomes de entidades super secretas, conspirações políticas e tal. Só pra ter uma idéia, aparece mais um irmão do Snake.
Pequeno Spoiler: No meio do jogo você descobre que o Snake não morreu. Só estava fingindo.
Review da Gamespot (inglês) [9.6]
Review da Ign (inglês) [9.7]
Metal Gear Solid 3: Snake Eater
Ano de Lançamento: 2004
Console: Playstation 2
História: Mano, aqui você é nada mais nada menos que, adivinha quem? Big Boss, no auge de sua juventude. O mesmo fdp que você matou no Metal Gear 2, agora você joga com ele.Mas ele ainda não era o Big Boss dito e feito, era chamado de Naked Snake. Dessa vez, o jogo se passa em 1964. No meio da Guerra Fria Naked Snake é mandado para território Soviético para resgatar um cientista, Sokolov, que traiu a URSS. Esse cara tá construindo, secretamente, uma unidade de guerra poderosa: a Shagohod.
Mas o que ninguém esperava, muito menos Snake, era que sua mentora, The Boss, fosse outra traíra e "passou" para o lado soviético. Agora, além de resgatar o maldito cientista e destruir Shagohod, Snake tem que matar The Boss e todo seu time (Cobra Unit).
Nota: Foi após dessa missão que Naked Snake ficou conhecido como Big Boss.
Review da Gamespot (inglês) [8.7]
Review da Ign (inglês) [9.6]
Metal Gear Solid: Portable Ops
Ano de Lançamento: 2006
Console: PSP
História: De novo você joga com Naked Snake, já famoso como Big Boss. Em 1970, devido a uns rolos, ele e sua antiga unidade (FOX) se tornaram renegados. Entretanto, de repente, os caras da Fox decidem perseguir Snake, e ele tenta sobreviver, é óbvio.
Nota: Foi nessa época que ele conheceu Roy Campbell que, mais tarde, juntos, fundariam a Fox-Hound. E também nesse período que Big Boss começou a idealizar Outer Heaven.
Review da Gamespot (inglês) [9.0]
Review da Ign (inglês) [9.0]
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Ano de lançamento: 2008
Console: Playstation 3
História: Em 2014 na copa intervenções militares são proibidas, a partir daí surgem companhias militares privadas (PMCs). Só que somente uma empresa, por coincidência, ou não se chama Outer Heaven, detém as cinco maiores PMCs do mundo, um exército capaz de rivalizar com o Americano, monopólio é uma desgraça. E lá vai o velho acabado Solid Snake salvar o mundo outra vez e morrer em paz.
Review da Gamespot (inglês) [10]
Review da Ign (inglês) [10]
*Essa provavelmente vai ser a nota desse jogo em qualquer lugar que você procurar. Até na famosa Famitsu, que possui apenas 11 jogos com notas máximas em 24 anos de revista.
Metal Gear Solid: Peace Walker
Ano de Lançamento: 2010
Console: PSP
História: Mais uma vez a história remete ao passado, 1974, quando a Costa Rica é invadida por soldados de origem desconhecida e a partir daí o pequeno país da América Central deve depender de uns cabras que se intitulam "Militaries Sans Frontieres". É exatamente esse exército que formará a primeira Outer Heaven da série.
Review da Gamespot (inglês) [9.0]
Review da Ign (inglês) [9.5]
Eu já falei que MGS é a melhor série de jogos já inventada? Já, né? Então, tentei explicar o porquê acima, colocando em ordem de lançamento dos jogos e explicando muito menos de 5% do enredo.
Fora o fator história, temos também o fator jogabilidade e gráficos. Com visuais impecáveis e alguns detalhes que me diverte muito, os jogos inovam e a cada título lançados são inúmeras novidades desde simples pegadas deixada na neve no MGS, até o CQC de MGS 3, o robozinho (Metal Gear Mk. II) e a Octocamos de MGS 4.
Para entender melhor você tem que jogar, véi. Não tem jeito. E pode jogar, não vai se arrepender.
----------------------------------
- Sabia que o blog tem Twitter? Segue lá. o/
- Aproveite e me siga também. :D
- O que você ainda tá fazendo lendo isso aqui? Vá jogar!
- Snake? Snake?! Snaaaaaaaaaaaaaaaaaake!
Uncharted 2 Dá um baile nesse jogo ai!
ResponderExcluirMGS >>>>>>>>>>>>>>>>>>abismo>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> uncharted
ResponderExcluirNão quero ser aqueles chatos que corrigem tudo, mas "acho" que o ano de lançamento do primeiro jogo esta equivocado. hehehe
ResponderExcluirAno de lançamento: 1887
O que mais me chamava a atenção eram os detalhes que existiam... No Metal Gear Solid eu me lembro que depois de zerar 999 vezas, começei a tirar foto de tudo, quandode repente começoa achar fantasma, tipo Fatal Frame. A da mina no banheiro me assustou na época. Show!!!
ResponderExcluir1887 é um pouco cedo mesmo. eauhaeuhaeuheauh
ResponderExcluirCorrigido, Valeu.
Lucio, é divertido mesmo. Ainda mais que esses "fantasmas" são a equipe do jogo, achei genial. :D