23 de fev. de 2010

Fracasso no vest-Ufes, pt.1

Esse era um post pra sair sexta, quando vi o resultado da segunda fase do vest-UFES 2010 –fase para qual não fui aprovado, por conta de uma ou duas questões – mas como a preguiça falou mais alto e fui passar uns dias na praia, não postei.


Tudo começou no fim de 2008, pedi as contas no estágio porque havia resolvido prestar vestibular no ano seguinte, juntamente com o terceiro ano. Faria o terceiro ano pela manhã o cursinho particular à tarde e passaria à noite estudando. Mas o maldito cursinho não abriu turma à tarde, então decidi deixar o vestibular pra lá. Quando penso que não, aparece um cursinho bom, à tarde para eu fazer. Mesmo não estando mais com aquela extrema vontade de prestar vestibular, decidi fazer pra ver como é e me acostumar com o ano seguinte.

Pimba! Alguns meses depois, mesmo não estudando nada tanto quanto deveria, com razoáveis resultados de simulados, me animei novamente em prestar vestibular e até estava confiante que conseguiria meu espaço ao sol, na disputadíssima única Universidade pública do Espírito Santo. Até então estava feliz, mas – sempre tem um “mas” - descobri que mesmo me ferrando a vida toda em colégios públicos e de qualidade totalmente duvidosa, não poderia participar das cotas para estudantes de escolas públicas, porque depois de 18 anos trabalhando para o estado meu pai foi promovido e passou a ganhar R$ 200,00 a mais do que o permitido para ser cotista.

É, a partir daí fiquei puto, porém continuei com a idéia de passar no vestibular, notas boas em simulados, melhores de que muitos outros do cursinho, diga-se de passagem. Aconteceram todas aquelas sacanagens acerca do vestibular e logo depois chegaram os dias prometidos. Fiz a primeira fase (Enem) e 2 meses depois a segunda, sem nem ao menos saber se tinha passado na primeira (organização melhor não há). Começam as férias, depois de dois meses de espera, sai o resultado da primeira fase. BOMBA, não tinha passado. Mais de 90% dos meus colegas de cursinho passaram, todos cotistas e muitos eram bem piores que eu nos simulados, alguns nem sequer estudavam um pouco. Pensei “ah, segunda fase ta aí pra barrar a maioria”.

Duas semanas depois surge o motivo desse post, o resultado da segunda fase saiu. Já sabia que não tinha passado, mas mesmo assim fui ver pra ver se meus amigos tinham passado e muitos deles passaram. E aqueles outros companheiros de cursinho com notas baixas que eu achava que seriam barrados? Pois é, passaram. Aí a casa caiu, fiquei desnorteado e instantaneamente me surgiu um sentimento de desaprovação com o sistema (desculpem, precisava usar essa palavra em algum lugar do texto). Sério, não sou contra cotas, mesmo. Sempre disse ser a favor, estou falando aqui de um sentimento que não é legal. Você teve notas melhores e não foi aprovado e pessoas tiveram metade da sua nota foram aprovadas.

Fico profundamente feliz pela maioria deles. Eles merecem isso, sei como é a vida de quem estuda em colégios públicos, ao menos os que não têm condições de pagar uma boa escola particular. Porém, ao mesmo tempo fico puto, porque eu poderia agora ser calouro de Arquitetura e Urbanismo, é, não fui culpa deles, nem minha – foi minha sim, poderia ter me esforçado mais - mas que se foda!

Infelizmente no Brasil é assim. Acham que com R$ 3.500,00 você consegue pagar colégios bons para dois filhos e depois pagar a faculdade dos dois, além de ter que comprar comida, roupas, pagar água, luz, telefone, plano de saúde eficiente, internet (alguém consegue viver sem internet hoje?), transporte para estudar e, depois disso, ainda pagar outros impostos que vem de ano em ano. Ah, esqueci do lazer, ninguém vive só pra trabalhar e estudar.
Se for somar tudo isso, acho que precisaria de muito mais que 3,5k (três mil e quinhentos, n00bs) pra sobreviver dignamente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, sinceramente não sei que rumo tomou esse post, não estava achando um bom caminho pro fim do texto, então fica assim. Deveria ser um desabafo sobre o #epicfail que foi o meu primeiro vestibular, mas saiu mais politizado que deveria. Bem, tanto faz. Não espero que gostem, mesmo. ): Ano que vem, com o resultado do meu segundo vest tem a segunda parte! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário