22 de fev. de 2010

NEEDTOBREATHE

Bem, pra quem ainda não sabe eu curto muito músicas Gospel, amo à Jesus Cristo e dedico minha vida à ele. Enfim, durante muitos anos da minha vida eu só ouvi músicas de rock internacional como Good Charlotte, Green Day, Linkin Park etc. Há uns 2 anos pra cá eu venho me afastando mais desses gêneros e, por gostar bastante de músicas em inglês, eu venho buscando bandas gospels pra ouvir. Encontrei várias e, pra minha alegria, descobri que várias delas dão um banho em várias bandas de rock dessas por aí. Das várias que eu encontrei no caminho me chamou a atenção a banda desse artigo. Espero que gostem.

Tive muita dificuldade em achar algum site em português que falasse um pouco da história da banda. Então, pra começar resolvi pôr um trecho de um blog que achei onde a dona fala um pouco de seu ponto de vista sobre a banda e o mais legal, estranha os caras serem ‘gospel’ por aparentemente gostar do som.

[…] Conheci a performance ao vivo em diversas situações, achei interessante como o estiloso vocalista, dono de uma voz singular, tem traços da cultura grunge dos anos 90. No site oficial da banda [www.needtobreathe.net] li que uma de suas influências, como fica evidente para quem vê e ouve a banda, é o Pearl Jam. É inevitável comentar a semelhança do vocalista com Kurt Cobain, e certamente esse ponto deve tê-lo levado a evitar de comentar essa influência, que, sim, parece ser mais uma delas, assim como o U2, o que achei barbaro, e outros citados na biografia da banda.

Bom, falando sobre a música, não é totalmente nova, às vezes, ao ouvir um álbum, tem-se a impressão de estar ouvindo uma coletânea de canções de seriados americanos. Sim, as músicas são um tanto bregas... Mas têm o seu valor por exporem, além de sentimentos em palavras, palavras não tão cretinas, certas, muito bem escolhidas, misturadas a pegada de guitarra e cantadas por um vocal com muito estilo. A primeira vista, uma banda meio folk, "More time" tem um estilo um tanto diferente das demais, entretanto, o bom e velho rock 'n roll é muito presente em praticamente todas as canções dos dois primeiros álbuns de forma muito marcante e original como em "Nothing Left To Lose", "You Are Here", na apoteótica "Don't Wait For Daylight" ou na bonitinha e perfeita "Looks like love”.

A ironia fica por conta de algo que li em diversos sites mas não pude acreditar: a banda é gospel (Justo eu!!!! =P), ou teve seu início vinculado a esse gênero […].

Bem, tá aí a prova de que bandas gospels também são iradas. Enjoy!

NEEDTOBREATHE

 

needtobreathe-press 

 

“ Nós somos de uma pequena cidade da Carolina do Sul chamada Possum Kingdom.” O vocalista da banda NEEDTOBREATHE, Bear Rinehart, explica quando a pergunta sobre o lugar onde ele e seu irmão caçula/ co-escritor Bo foi levantada. “Acredite em mim – não tinha absolutamente nenhuma cena musical lá.”

E, embora ele faça pouco caso, o relativo isolamento que veio com ele crescendo em tal ambiente deve ter favorecido de alguma forma uma abordagem de mentalidade independente que os meninos Rinehart viriam trazer em sua banda. Desta forma, faz todo o sentido que o terceiro álbum NEEDTOBREATHE é chamado The Outsiders’(Os forasteiros, ou mais literalmente Os ‘de fora’) e ouvindo a primeira músca do álbum que abre para as outras 14 faixas, é claro que eles abraçam esta etiqueta tanto como um emblema de honra e um grito de batalha. ntb4-1

Os filhos de um pastor da Assembléia de Deus, Bear e Bo Rinehart tinham herdado de seu pai o dom com as palavras, e colocá-lo para uma boa utilização em suas composições; a sua mãe ensinou piano, fazendo da música uma parte constante de suas jovens vidas. Formada em 1999, NEEDTOBREATHE (com os amigos de infância Joe Stillwell e Seth Bolt) construiu uma sequência regional impressionante, tocando em todo o Sudeste. Ao longo do caminho, eles venderam mais de 15.000 cópias de seu auto-lançado EP, gravado por Seth, que tinha ganho um diploma em engenharia de gravação. 2006 viu o lançamento de estréia da banda em uma grande gravadora, ‘Daylight’, e uma incansável agenda de shows nacionais. Apesar de estar na estrada quase sem parar, NEEDTOBREATHE retornou no ano seguinte com ‘The Heat’, que foi para o 2º lugar no Heatseekers e revelou o hit “More Time”, um sucesso que ficou entre o top 10 no Triple-A rádio (ao lado de artistas estabelecidos como Coldplay e Jack Johnson). A tendência do grupo para a captura de um momento triste ou suscitar uma emoção com a sua música é evidenciada pelas numerosas canções de cada um dos seus álbuns, que apareceram no cinema e na televisão, incluindo o estrelado por Hilary Swank, P.S. Eu te amo e "MTV’s The Hills", entre muitos outros.

Em seu mais recente álbum, The Outsiders, NEEDTOBREATHE tem realmente entrado com uma sensibilidade decididamente do sudeste. "A ‘coisa do sudeste’ é muito assustador para algumas pessoas", Bear ri. "Mas para nós, não é mais um som do que um sentimento. É sobre ter alguma alma nas palavras que você escreve, a música que você toca. E é algo que só vem naturalmente para nós".

Needtobreathe-band-2005 Pode ser também que "uma coisa do Sul" que empresta uma alma ao calor da voz distinta de Bear, proporciona a folha perfeita para cada canção. Da majestade de "Something Beautiful" para o espírito filosófico de "These Hard Times", seus vocal emotivos mas ainda honesto, tornam as palavras que ele está cantando todas mais poderosas e em movimento. "Stones Under Rushing Water" (com Sara Watkins que ganhou o Grammy do premiado grupo Nickel Creek) é belíssima, tanto musicalmente e, talvez mais ainda, liricamente. "Minhas Love Songs favoritas são os que dizem coisas em termos simples," Bear diz a respeito. "Quando você pensa de uma canção como [Percy Sledge's] "Quando um homem ama uma mulher ", as palavras simplesmente não são muito mais simples. Mas o impacto emocional é esmagador."

Depois, há as blues-flexionadas como "Prisoner", com sua guitarra solo abrasador - a primeira da banda ( "É como “Fogo na Água ", NEEDTOBREATHE começa", brinca Bear). O alt-rock de ponta "Hurricane" é contrariado pela facilidade de "Won't Turn Back" e da sensação evangélica de "Lay ‘Em Down". A música de Peter Gabriel  "Through Smoke" (inspirado por um órgão de brinquedo que o grupo comprou ) e o orquestrado "Garden", criou no álbum uma ampla gama de sons. "Nós nunca dissemos que não podemos fazer algo porque soa pouco country ou muito rock moderno, porque então não seria permanecer fiel à nós mesmos," Bo elabora.

E, enquanto eles desafiam as restrições ao estilo de música que tocam, NEEDTOBREATHE tem uma idéia muito clara de como querem o som de suas canções. "Durante os últimos dois álbuns, nós aprendemos que você não pode olhar para um produtor para torná-lo grande, que a magia tem que vir de dentro da banda," Bear explica. "Em vez disso, queria trabalhar com os colaboradores que iriam trazer uma nova perspectiva e, no lado prático, uma perícia particular para a mesa."

1056652583_eb08e81281_o Para esse fim, a banda escolheu deliberadamente para a co-produção de The Outsiders, três produtores diferentes, com sessões de gravação em lugares de Los Angeles, Atlanta, e Charleston. "Jim Scott é um cara da velha escola, que produziu alguns de nossos discos favoritos. Quero dizer, ele trabalhou em Wildflowers Tom Petty's? Wilco estava saindo do estúdio quando estávamos entrando”, entusiasma Bear. "Ele não utiliza qualquer ferramente de aperfeiçoamento de som e tudo isso realmente desafiou-nos como uma banda. Invés disso, ele tem um monte de equipamentos antigos que ele usa de uma forma muito legal. Acima de tudo, nós realmente nos sentimos conectados a ele. " Um ex-professor de guitarra jazz, Rick Beato (Shinedown, Jump Little Children) vem do que Bear chama de "Um virtuoso ponto de vista”. Sabíamos em trabalhar com ele em “The Heat” que ele era um músico talentoso, de maneira criativa e tecnicamente. Nós realmente fomos a ele para solucionar os nossos problemas. " O terceiro co-produtor, John Alagia, trabalhou com nomes como Dave Matthews Band e John Mayer - "Artistas que ficaram conhecidos como artistas ao vivo," Bear continua. "Toda banda que vale a pena está tentando capturar algo no estúdio que representa a magia que acontece quando tocam juntos no palco. John ajudou-nos a fazer isso."

E é verdadeiramente mágico quando os quatro membros de NEEDTOBREATHE tomam o palco. A banda afiou seu show ao vivo da maneira antiga - a aplicação no tempo, de passar anos na estrada. Além de sua grande habilidade como músicos, há uma energia espontânea que  conecta-os com a audiência, e os seus desempenhos poderosos têm ajudado a construir uma base de fãs dedicados que vem clamando por The Outsiders.

 

"Nós temos visto ao longo dos anos que os nossos fãs consideram NEEDTOBREATHE uma experiência completa", explica Bo. "Ter um single de sucesso é grande e tudo, mas o único relacionamento que os fãs tem com a maioria das bandas, são os três minutos que se ouvem no rádio. Nós sempre quisemos algo mais profundo que isso."

"Eu sinto que as pessoas que ouvem a nossa banda vieram a ser fãs dos nossos discos, o que tem sido muito gratificante", Bear concorda. "Eu acho que NEEDTOBREATHE é maior do que qualquer uma canção e isso é algo que sempre trabalhou na direção."

 

Sem dúvida, os NEEDTOBREATHE’s são extremamente orgulhoso de The Outsiders e não podem esperar para ver o que vai se desdobrar para a faixa seguinte. "Esta banda é a nossa vida - é tudo, realmente a única coisa que temos feito nos últimos 10 anos", Bear continua, explicando que a banda literalmente despejou tudo o que tinham em The Outsiders. "Nós sabemos que este é o melhor disco que já fizemos."

Influências

U2, Wilco, Tom Petty, & Pearl Jam

Álbuns

album_200604281030000_0 album_200711011024590_0  Needtobreathe.AlbumCover

 

     Daylight(2006)                          The Heat(2007)                    The Outsiders(2009)

Don’t wait for daylight-3:47                Spare the time-0:36                  The Oustsiders-4:28

              Quit-3:27                                  Restless-3:56                      Valley of tomorrow-4:01

         Shine On-4:13                                 Again-3:42                           Through Smoke-3:11

Don’t leave just yet-3:55                        Return-4:29                            Lay ‘em down-3:08

            Haley-3:23                         We could run away-4:09              What you’ve done to me-3:19

        You are here-3:19                    Streets of gold-3:29                         Hurricane-4:06

        Knew it all-3:10                            More Time-4:24                        These hard times-3:36

       More Than-3:37             Signature of Divine(Yahweh)-4:04   Stones under rushing water-3:23

       Over now-3:36                             Looks like love-4:18                           Prisoner-3:12

            Lost-4:05                                   The Heat-3:52                        Won’t turn back-3:09

  I won’t look back-3:07                 Nothing left to lose-4:23             Girl named Tennessee-2:55

                                                            Moving On-3:09                      Something Beautiful-3:39

                                                   Washed by the water-3:29                       Garden-3:39

                                                       Second Chances-4:36                       Let us love-3:41

 

--------------------------------------------------------------------------

Bem, como não achei sites em português que falassem sobre a banda eu tive que traduzir do site oficial da banda(www.needtobreathe.net), me desculpem se houver algum trecho sem sentido ou alguma palavra não traduzida.

Um comentário:

  1. ELES SAÕ MUITO BONS, É O MEU ESTILO DE MUSICA , MAS NÃO TOCAM E NEM FALAM SEQUER NO NOME DE JESUS, NA VERDADE NÃO ESTOU JUGANDO ELES, MAS AINDA ,NÃO CONSEGUIR OUVIR UMA MUSICA DELES COM LEGENDA, ME AJUDEM, POIS A AS PALAVRAS TEM PODER , PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE LOUVOR, MUSICA, MELODIA, LETRA, QUERO MUITO ADCIONAR ELES, NOS MEUS VIDEOS FAVORITOS, MAS, PRECISO E QUERO SABER MAS SOBRE ELES, SE TEMALGUM RESPALDO BIBLÍCO, , JÁ FUI UMA ROQUEIRA , OUVIA ACDC, LED ZEPELLIN, E EMBRIAGADA, CORTEI MEUS PUSOS,COM UMA FACA DE SERRA, NÃO SENTIR NENHUMA DOR, SO REPETIA A LETRA DA MUSICA ,JACK DA BANDA ACDC, FOI UMA EXPERIENCIA TERRIVEL, HOJE NÃO, SOU CRISTÃ, POR ISSO O CUIDADO QUE TENHOÉ ESSE O MOTIVO QUASE PERDI A MINHA VIDA. UMA ABRAÇO EM TODOS.

    ResponderExcluir